Pediculose. O que é?

Nesta primeira publicação não podíamos deixar de falar da pediculose: o que é? Porque e como acontece? Quais são as consequências? E as soluções? Então vamos a isso.

O que é pediculose? 

A pediculose é o termo cientifico usado para referir as infestações de piolhos e lêndeas. Ao contrário do que se pensa muitas vezes, estas infestações são muito frequentes em todos os meios sociais, afetando sobretudo crianças em idade escolar, grande parte das mães, irmãos e muitos outros familiares.

Porque e como se apanha piolhos?

Os piolhos são muito resistentes. Sobrevivem 48 horas fora das cabeças, e mexem-se muito rapidamente, o que dificulta a sua deteção e ao mesmo tempo facilita a sua propagação entre vários hospedeiros. Principalmente entre crianças, que tendencialmente mantem um frequente contacto cabeça-com-cabeça durante as suas brincadeiras e também entre adolescentes que tanto se juntam para tirar selfies e a assistir a vídeos em telemóveis, tablets, etc.. Acontece, também, que 60% das pessoas infestadas não sentem comichão – fazendo com que muitas vezes as mães e outros familiares não se apercebam que eles próprias também precisam de tratamento, acabando por voltar a contaminar os filhos e perpetuando assim as infestações.

 

Há problema em apanhar piolhos? Quais são as consequências?

Há problema, sim. Trata-se de um problema de saúde pública, na medida em que é altamente contagioso e que pode trazer consequências tão graves como o bullying, falta de auto-estima, depressão e diminuição do rendimento escolar devido à dificuldade de concentração e de bem-estar. A intensa comichão na cabeça pode causar feridas, que correm o risco de infetar, e ainda causar constrangimentos devido ao ato de coçar. Quando uma infestação perdura por muitos meses, o que é bem mais frequente do que podemos imaginar, pode até causar anemia.
Por ser difícil de erradicar em casa, pode tornar-se um verdadeiro pesadelo familiar, obrigando a cancelar convívios, quer pelo receio de provocar novos contágios, quer pelas horas infindáveis que os tratamentos caseiros exigem para que se consiga erradicar uma infestação.


Há soluções?

Claro que sim. No geral, as soluções existentes para se erradicar uma infestação em casa não são 100% eficazes. Não é permitida na Europa o uso de produtos com pediculicida em quantidades suficientes para matar piolho, pelo que os produtos químicos vendidos nas farmácias apenas os atordoam, causando habituação. Portanto, até vemos alguns piolhos saírem no pente, o que não vemos é que ficaram outros tantos na cabeça. É por isso que ao fim de tão pouco tempo pensamos que se voltou a apanhar piolhos, mas na realidade é a mesma infestação que nunca chegou a ser totalmente tratada.
Acresce também que a maioria dos pentes não são pentes-anti lêndeas, apenas servem para retirar piolhos atordoados, mas sobre isso falaremos num outro artigo.

Assim, a melhor maneira de erradicar uma infestação de uma só vez é em clinicas especializadas, como a Nits Clinic. O tratamento consiste numa total eliminação até ao ultimo piolho e até à ultima lêndea, com equipamentos próprios para o efeito e ajuda de profissionais qualificados.

Ansioso por se ver livre desse pesadelo?

Venha visitar-nos e acabe com os piolhos e lêndeas numa hora. Marque já o seu diagnóstico gratuito!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *