Piolhos: Tratamento Mecânico ou Químico?

Hoje vamos esclarecer que tipos de tratamentos existem para erradicar infestações de piolhos, bem como os respetivos prós e contras.

Existem dois tipos de tratamento de pediculose: os tratamentos químicos e os tratamentos mecânicos. 

Tratamentos Químicos – Tópicos ou Sistémicos

Os tratamentos sistémicos são feitos através de um comprimido, nocivo ao piolho, que este vai ingerir quando se alimentar do nosso sangue. Estes medicamentos, chamados Ivermectina e Cortrimoxazol, têm bastantes contraindicações e o benefício não é 100% garantido, e por esse motivo o seu uso não é autorizado em Portugal nem na maioria dos países Europeus. 

Já os tratamentos tópicos são de aplicação externa (como um champô, por exemplo), e são os mais utilizados. No entanto, para que esses produtos não se tornem tóxicos ao ser humano, a percentagem desses pediculicidas presentes nos produtos comercializados é muito reduzida, e por isso o piolho não morre – apenas fica fragilizado e lento, sendo mais facilmente apanhado pelo pente. O facto de não haver mais opções de tratamento fez com que este tipo de produto tenha vindo a ser usado de forma abusiva. Os piolhos criaram assim resistências aos produtos comercializados, tornando-os menos eficazes. Além disso, este tipo de produtos torna o cabelo oleoso, dificultando a eliminação das lêndeas.

Tratamentos Mecânicos

Os tratamentos mecânicos consistem em retirar os piolhos sem o uso de qualquer químico que interfira com a pessoa. Isso pode ser feito manualmente, com a ajuda de um pente especializado e / ou recorrendo ao uso de produtos naturais.  

Podem ser utilizados produtos que têm como princípio ativo complexos oleosos e/ou à base de silicone que envolvem completamente os piolhos, formando uma espécie de película oclusiva que os sufoca (como a película aderente), mas não tem qualquer interferência com o hospedeiro. O mais utilizado é a dimeticona. Também se podem usar produtos naturais à base de vinagre que dissolvem a quitina que fixa as lêndeas, tornando mais fácil e indolor removê-las. 

Na Nits Clinic utilizamos um método completamente mecânico: um aparelho patenteado de sucção ao qual é impossível o piolho criar resistência, e um pente premium para garantir que todas as lêndeas são retiradas. Para um tratamento rápido, eficaz e sem qualquer dor, aplicamos apenas um spray natural à base de vinagre e dimeticona.

 

fonte: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/5527/1/PPG_19700.pdf