A resposta é simples: sim. Qualquer pessoa pode apanhar piolhos.
Os piolhos são insetos parasitas que se alimentam única e exclusivamente de sangue humano. Podem até passar por outros animais, como cães e gatos, assim como podem permanecer e caminhar num sofá, em roupas ou tapetes. Mas ao fim de 48h sem passar pela cabeça de uma pessoa, o piolho acaba por morrer à fome.
Então, porque é que os piolhos são mais comuns em crianças?
É verdade que as infestações de piolhos são mais frequente em crianças entre os 3 e os 14 anos que frequentam jardins-de-infância e escolas primárias, uma vez que estes grupos etários mantem, durante as suas brincadeiras, um contacto entre cabeças mais próximo do que os adultos. Ainda assim, a pediculose afeta também os adultos. Principalmente as mães que inevitavelmente mantem sempre as suas cabeças junto das dos seus filhos.
Qualquer ser humano tem as condições necessárias para a sobrevivência de piolhos, mas, tal como acontece com os mosquitos, também os piolhos podem preferir algumas pessoas, mais do que outras, de acordo com a composição do sangue, pH, temperatura etc.
e como manter os piolhos afastados?
A melhor forma de os manter afastados de si é prevenindo-se. E não basta ter o cabelo limpo, porque na realidade os piolhos até o preferem! O melhor é usar produtos repelentes e seguir algumas dicas essenciais que pode ver aqui.
Mantenha-se protegido!
Comentários recentes