Pediculose
O que é a pediculose?
A pediculose é um problema relevante de saúde pública que consiste na infestação do couro cabeludo por piolhos e é altamente contagiosa. Afeta pessoas de todos os estratos socioeconómicos e não está relacionado com falta de higiene. Aliás, os piolhos parecem preferir cabelos limpos. A prevalência deste problema ronda os 40% das crianças em idade escolar e cerca de 27% dos seus familiares diretos, afetando principalmente as mães.
piolhos e lêndeas
Os piolhos não saltam nem voam. De facto, movem-se muito depressa graças às suas seis patas com garras, que lhes permitem agarrar-se aos fios de cabelo e a qualquer material fibroso, como por exemplo os tecidos. É por isso que é tão difícil encontrá-los nas cabeças e tão fácil de se propagarem.
As lêndeas são ovos de piolhos, logo não se movem. Por isso é mais fácil fazer o diagnóstico procurando pelas lêndeas. Se tem lêndea, é porque um piolho passou pela cabeça há menos de 7 dias. Estas são colocadas junto à raiz, pois precisam de calor para se desenvolverem e fixadas ao fio de cabelo com uma espécie de seiva de quitina, o que as torna tão difíceis de remover. Uma lêndea está morta quando está fora do cabelo ou afastada 5 cm da raiz.
Cerca de 60% das lêndeas dão origem a piolho, bastando apenas duas lêndeas para perpetuarem uma infestação.
Os piolhos só se alimentam de sangue humano, mas sobrevivem 48h sem alimento, longe do hospedeiro.
Como evitar o contágio?
A melhor forma de evitar o contágio é não partilhar roupas e objetos pessoais, como escovas e pentes, que podem estar infestados sem se dar por isso e usando produtos repelentes, que formam uma barreira natural contra o piolho. Quanto mais protegido estiver, menor é a probabilidade de apanhar piolhos.